Segunda a Sexta 7:00 as 19:00. Sábado 7:00 as 13:00.

Especialidades Médicas

OSS - Santa Casa de Assis
Acupuntura
Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina. Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos.

Cardiologia

Anestesiologia

Anestesiologia
O Anestesiologista é o médico responsável pela avaliação clínica antes de procedimentos cirúrgicos, por meio da consulta pré-anestésica e da anestesia. A presença do anestesiologista também pode ser necessária em alguns exames que exijam sedação. O ato anestésico não se limita a retirar a dor do paciente; o anestesiologista é responsável por acompanhar integralmente o paciente durante a cirurgia, monitorando e tratando as diversas repercussões dos diversos órgãos frente as intervenções cirúrgicas, permanecendo todo o tempo ao lado do paciente, a fim de garantir estabilidade clínica e anestesia adequadas. Após o término da cirurgia, o anestesiologista encaminha o paciente para a sala de recuperação pós-anestésica, onde este permanecerá em constante vigilância até obter condições adequadas para ser encaminhado ao leito hospitalar ou ate mesmo para sua casa.
Cardiologia
Cardiologia é a especialidade médica que se destina ao diagnóstico e ao tratamento das doenças que afetam o coração, bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista. Os exames mais comuns realizados são eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, holter e monitorização da pressão arterial (MAPA e MRPA). Entre os principais fatores de risco, estão: - Diabetes Mellitus (doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue); - Estresse emocional; - Hipertensão arterial; - Obesidade; - Tabagismo; - Colesterol elevado.

Cardiologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Geral
Cirurgia Geral é uma especialidade médica que envolve diversos segmentos do ramo cirúrgico, tendo como objetivo atender pacientes portadores de doenças de ordem aguda ou crônica. A cirurgia geral pode ser dividida em três áreas: Cirurgia abdominal: Cirurgia videolaparoscópica: e Cirurgia do trauma.
Cirurgia Pediátrica
É uma especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças congênitas ou adquiridas, do período neonatal até o fim da puberdade. Sua área de atuação envolve vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético). Os casos mais comuns de procedimentos cirúrgicos em crianças são as hérnias inguinais, hérnia umbilical, testículos que não estão situados na bolsa escrotal, hipospadia e fimose, entre outros.

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular
O Cirurgia Vascular é a especialidade que trata de doenças que afetam o sistema arterial, linfático e venoso. Apesar dele ser mais conhecido por tratar problemas, como vasinhos, microvarizes, teleangiectasias e varizes, esta especialidade vai muito além O médico cirurgião vascular é capaz de resolver problemas como aneurisma, doença aterosclerótica dos vasos, reconstrução de vaso delicado após trauma ou má-formação, varizes, etc. Atuando em conjunto com outras especialidades, pode garantir, não somente qualidade de vida, mas também salvar vidas em condições potencialmente fatais.
Dermatologia
A Dermatologia atua no diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). A história da Dermatologia moderna começa na Europa, entre século XV e XVI, onde clínicos começaram a se interessar por problemas cutâneos. A Especialidade envolve todos os processos fisiopatológicos da pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. Outro destaque é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc).

Dermatologia

Endocrinologia

Endocrinologia
A Endocrinologia é um ramo da medicina que trata os transtornos nas glândulas endócrinas. O organismo é composto por dois tipos diferentes de glândulas, as endócrinas e as exócrinas. Quem cuida das glândulas endócrinas é o endocrinologista e são elas que lançam os hormônios secretados diretamente no sangue. Cada hormônio age sobre alguns tipos de células e atuam no organismo regulando um ou mais órgãos. As principais áreas de atuação do Endocrinologista são: Reposição Hormonal da Menopausa; Obesidade; Crescimento; Excesso de Pêlos; Doenças da Glândula Supra-Renal; Distúrbios da Puberdade; Doenças da Hipófise; Diabetes; Colesterol e Triglicerídeos; Osteoporose; Andropausa; Tireoide.
Gastroenterologia
A Gastroenterologia é uma especialização médica que torna o profissional apto a cuidar do sistema digestório, sendo responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções do aparelho digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus, além dos órgãos anexos como fígado e pâncreas). Para confirmar o diagnóstico, o médico desta especialidade, poderá, muitas vezes, solicitar exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom, tomografia, entre outros. E o tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico.

Gastroenterologia

Infectologia

Ginecologia
A ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos ginecologistas atuais são também obstetras. Os principais problemas tratados com um ginecologista são: Câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; nência urinária; Amenorréia (ausência dos períodos menstruais); Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos - cólicas); Infertilidade e fertilidade; Menorragia; Prolapso dos órgãos pélvicos; Cervicite / Corrimento / Infecção vaginal; Doença Inflamatória Pélvica; Cisto Ovariano; Mioma.
Hematologia
A Hematologista é a especialidade que estuda, pesquisa e trata as doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço). Na medula óssea são produzidas as, hemácias, os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas e cada um desses componentes deve estar em quantidades e condições específicas para estarem saudáveis, quando um deles apresenta algum problema, o hematologista faz a investigação, por meio de exames específicos de sangue, para identificar a causa e indicar o tratamento.

Radiologia

Neurologia

Neurologia
A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). As doenças mais comuns são: cefaleias ou dores de cabeça; distúrbios do sono; doenças cérebro-vasculares (AVC) ou “derrames”; distúrbios do movimento (tremores, tics e doença de Parkinson); demências (doença de Alzheimer); Doenças desmielinizantes (Esclerose Múltipla); doenças musculares e de junção (Miastenia Gravis); desmaios, crises convulsivas e epilepsias; Infecções do sistema nervoso (meningites e encefalites); Doenças degenerativas; Déficit de atenção e hiperatividade; Formigamentos, perda de memória, confusão, perda de força, etc. A neurologia tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico, etc.
Nefrologia
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista. Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar: Prevenção de doenças renais; Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta); Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; Diagnóstico e tratamento de nefrites; Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins); Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas; Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica; Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda; Hemodiálise; Diálise peritoneal; Transplante renal.

Neurologia

Infectologia

Neurologia Infantil
Também conhecida como Neuropediatria, a Neurologia Infantil é uma especialidade que avalia o sistema nervoso central e periférico das crianças.É o neurologista infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, por meio de exame clínico e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças. Os principais problemas trazidos ao neuropediatra são: Dores de cabeça ou cefaleia; Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH); Tics, gagueira; Alteração do tamanho e da forma da cabeça; Epilepsia e crise convulsiva; Meningite; e outros.
Oftalmologia
A Oftalmologia é uma especialidade médica que investiga, estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas com os olhos, com a visão e estruturas afins, tais como: astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, toxoplasmose e tumores oculares, pterígio, etc., além de identificar e corrigir erros de refração apresentados pelos olhos. O médico oftalmologista é capacitado para prescrever tratamento de todas as doenças oculares, correção para os problemas de visão e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar. Dependendo da sua especialização ele poderá também desenvolver seu trabalho em oftalmo-pediatria, plástica ocular, doenças das vias lacrimais e orbitárias, estrabismo, cirurgia refrativa, oftalmo-acupuntura, ou dedicar-se à área acadêmica e pesquisas.

Oftalmologia

Ortopedia

Ortopedia
A Ortopedia é área da medicina responsável pela saúde dos ossos, articulações, ligamentos e músculos. Resumidamente, é a especialidade que cuida da saúde motora do ser humano, prevenindo e corrigindo deformações naturais ou ocorridas por algum tipo de trauma, como fraturas, torções e luxações. O ortopedista cuida de diversas doenças ósseas, sendo estas traumáticas ou não. As traumáticas são as provocadas por batida, acidente ou algo do tipo. As não traumáticas são doenças que atingem os ossos sem alguma razão física, como o câncer ósseo e a luxação congênita (natural de nascença). Além de prontos socorros e hospitais, os profissionais de Ortopedia também atuam em meio aos esportes, fazendo acompanhamentos de exercícios físicos para manter a saúde dos atletas.
Otorrinolaringologia
O Otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta, muitas vezes chamado apenas de "otorrino". Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são: obstrução nasal; dor de cabeça (cefaléia); dor na face; secreção nasal; sangramento nasal (epistaxe); dificuldade auditiva/surdez; zumbido; tontura; secreção no ouvido (otorréia); sangramento no ouvido (otorragia); dor de ouvido (otalgia); dor de garganta; rouquidão (disfonia); roncos. A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam e o tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico. As principais doenças são: Rinites; Sinusites; Desvio do septo nasal; Polipose nasal; Distúrbios do sono (apnéia); Diminuição da acuidade auditiva/surdez; Otites; Amigdalite/faringite; Paralisia facial; Distúrbios da deglutição; Alterações das pregas vocais; Distúrbios do labirinto.

Otorrinolaringologia

Pneumologia

Pneumologia
É a especialidade da medicina voltada à saúde do funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias. Entre as principais patologias abordadas pela pneumologia, destacam-se: Asma; Pneumonia; Tuberculose; Enfisema; Bronquites; Bronquiectasias; Câncer de pulmão; Infiltrados intersticiais; Insuficiência respiratória; e Pleurisias. O diagnóstico das patologias pneumológicas são facilitados por aparelhos cada vez mais avançados de diagnóstico por imagem, que muitas vezes dispensam até procedimentos invasivos para a realização de biópsias.
Proctologia
A Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus. Assim, podemos denominá-la também de Colo-proctologia. Dentre as principais doenças que acometem esses segmentos anatômicos, encontramos, por exemplo, desde entidades orgânicas como os tumores e as doenças hemorroidárias, até condições funcionais como a constipação (prisão de ventre) e a síndrome do intestino irritável.

Proctologia

Radiologia

Radiologia
Radiologia é uma especialidade da medicina que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controlo e tratamento de doenças. Ela permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear.
Reumatologia
A Reumatologia é a especialidade que pesquisa, diagnostica e investiga doenças que acometem os ossos, colágeno e articulações. Entres essas patologias, as mais popularmente conhecidas são as doenças reumáticas ou reumatismos, como: gota (doença causada pelo excesso de ácido úrico); diversas formas de artrite e artrose; osteoporose; fibromialgia; febre reumática; tendinites e bursites, doenças que acometem a coluna vertebral, doenças auto-imunes, como exemplo: lupus eritematoso.

Reumatologia

Urologia

Urologia
Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária, infertilidade, realização de transplante renal.
Mastologia
Mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias, de homens e mulheres. Geralmente quem encaminha para esta especialidade é o médico ginecologista, frente a alguma alteração no exame físico ou nos exames de imagem. Ou ainda casos onde o paciente apresenta risco aumentado para câncer de mama, como por exemplo nos casos de histórico familiar. A especialidade vem evoluindo devido ao melhor conhecimento das alterações que levam ao câncer e também à detecção precoce do câncer da mama, que permite maior probabilidade de cura, com o emprego de modernos e menos agressivos métodos de tratamento e seguimento da paciente.

Mastologia

AME Ourinhos

Nesses 6 anos, foram mais de 1 milhão e 300  atendimentos, em 31 especialidades médicas e não médicas, ofertadas as populações de 12 Municípios.