Na última semana o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos realizou um treinamento sobre punção venosa voltado aos profissionais do setor de enfermagem.

A punção venosa é um procedimento utilizado na necessidade de uma coleta de sangue ou para administrar medicamentos ou soluções.
 
A instrutora enfermeira Francieli Plixo de Oliveira ministrou uma palestra e orientou os participantes sobre o preparo da pele, técnicas de punção venosa, manutenção do cateter, principais complicações ocasionadas por contaminação durante a punção venosa, entre outros cuidados durante este procedimento.
 
A Supervisora de Enfermagem Mirian Zilda Cabral Muniz falou sobre a importância de se aprimorar as técnicas e como isso reflete em benefícios ao usuário de saúde:

“O aprimoramento da técnica da punção venosa por meio do treinamento proporciona segurança ao profissional e, consequentemente, melhora a assistência prestada ao usuário. Além de colaborar para a redução dos custos hospitalares/ambulatoriais, previne eventuais complicações na execução do procedimento. ” - disse a supervisora.

O treinamento teve duas horas de duração e contou com treinamentos práticos para cinco profissionais do setor de enfermagem do AME Ourinhos.

A Santa Casa de Assis, responsável pela gestão do AME de Ourinhos desde 2017, investe em treinamento das equipes com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento aos usuários,  sempre promovendo um serviço SUS de qualidade e excelência.