Em celebração ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da importância da prevenção do Câncer de Próstata, a gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, por meio dos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) de Assis e Ourinhos vem destacando o atendimento oferecido pelo programa da Secretaria de Estado da Saúde – SES de cuidado e prevenção “Saúde do Homem’, que conta com check-up’s gratuitos para homens com 50 anos ou mais.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens depois do câncer de pele e evolui consideravelmente após os cinquenta anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) nove entre dez homens diagnosticados com câncer de próstata têm mais de 55 anos. Realizar o exame preventivo pode ajudar a identificar o câncer no início, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

O atendimento no Programa “Saúde do Homem” deve ser agendado exclusivamente pelo telefone e ele ocorre em dois sábados: um para a avaliação de saúde, consulta de enfermagem e realização de exames e o outro de retorno, em que serão feitas as consultas com as especialidades médicas de urologia e cardiologia e a avaliação dos exames.

O AME Ourinhos é uma das unidades que oferecem o atendimento pelo Programa e a Coordenadora Administrativa da Unidade, Arlene Maria da Silva, falou sobre a praticidade e a importância da adesão ao programa para a prevenção e saúde:

“Esse programa de cuidado e prevenção vai ao encontro com os objetivos da gestão ambulatorial Santa Casa de Assis que é oferecer atendimentos e  tratamentos de qualidade aos pacientes SUS . A grande facilidade é que o próprio paciente ou familiar realiza o agendamento pelo telefone sem precisar de pedido médico prévio. Os atendimentos são realizados em dois sábados, tendo seu diagnóstico de forma rápida e precoce. E cabe lembrar que o Programa “Saúde do Homem” funciona o ano todo, assim os interessados podem ligar e agendar em qualquer época e não somente no mês de novembro, durante o qual, devido a grande procura, registra diversas vezes o congestionamento das linhas do telefone. Nesse caso, pedimos ao usuário que persista até conseguir completar a chamada e fazer seu agendamento.” – disse.

Agendamento:

Para realizar o check-up é preciso ter 50 anos ou mais e fazer o agendamento pelo número 0800-779-0000 (ligações de telefones fixos ou celulares). Na nossa região, os pacientes são agendados  no AME Ourinhos.