AMEs Assis e Ourinhos têm treinamento de Brigada de Incêndio

A Santa Casa de Assis, que é responsável pela gestão dos AMEs Assis e Ourinhos,

promove treinamentos periódicos nas unidades

02/02/2021 – 17h10

Quando falamos em Segurança e Saúde no Trabalho, existe um risco que está presente em qualquer local: incêndios. Em toda empresa há uma ação de prevenção que é a formação de uma Brigada de Incêndio, cujos membros devem ser voluntários para a função.

A Santa Casa de Assis, organização gestora dos AMEs Assis e Ourinhos, conhecedora de que os brigadistas têm a responsabilidade de observar tanto a prevenção de incêndios quanto ter o conhecimento de como proceder caso um ocorra, promove treinamentos periódicos nas unidades.

O treinamento é realizado conforme a norma NR 23 e IT 17/19 do Corpo de Bombeiros que, em linhas gerais, estabelece que as empresas devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. Empresas com um mínimo de 20 funcionários devem possuir Brigada de Incêndio e, em cada Estado, sua formação é regulamentada e orientada por Leis Estaduais, sob supervisão, treinamento e certificação do Corpo de Bombeiros Militar.

Além das atividades relacionadas à prevenção e ao combate a incêndios, o Brigadista de Emergência também realiza medidas de primeiros socorros quando necessário e atividades instrutivas que visem à preservação do meio ambiente.

O treinamento da Brigada de Incêndio do AME Assis ocorreu em novembro de 2020, sendo ministrado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Gedeon da Silva Lisboa. Já o do AME Ourinhos foi realizado no último dia 8 de janeiro, sob a instrução do Sargento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Nélio Gomes de Miranda.

Os brigadistas tiveram orientações sobre noções de combate a princípios de incêndios, causas de incêndios, componentes que formam o triângulo do fogo, propagação de incêndios e métodos de combate, classes de incêndios A, B, C, D, K e os métodos de extinção de acordo as classes. No caso de primeiros socorros, os ensinamentos foram sobre como abordar e analisar uma vítima, hemorragias e hemostasia, fraturas, mobilização e transporte, crise convulsiva, desmaio, parada cardiorrespiratória, tratamento da vítima e choque elétrico.

 

 

O treinamento da Brigada de Incêndio do AME Assis ocorreu em novembro de 2020, sendo ministrado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Gedeon da Silva Lisboa, em pé à esquerda (Foto: Comunicação Santa Casa de Assis)

O treinamento da Brigada do AME Ourinhos foi realizado no último dia 8 de janeiro, sob a instrução do Sargento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Nélio Gomes de Miranda, em pé à direita (Foto: Comunicação Santa Casa de Assis)