Novos “cipeiros” da Santa Casa e dos AMEs Assis e Ourinhos recebem treinamento

CAPA

Sob gestão da Santa Casa de Assis, os AMEs Assis e Ourinhos treinam os cipeiros destacando conceitos e informações para criar planos de prevenção, a identificação de riscos e os procedimentos de atendimento

1º/02/2021 – 10h00

Os novos membros que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Santa Casa de Assis e dos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AMEs) Assis e Ourinhos, participaram de treinamento visando a um ambiente de trabalho seguro.

Sob gestão da Santa Casa de Assis, os AMEs Assis e Ourinhos treinam os cipeiros destacando conceitos e informações sobre a função que desempenham para criar, além da implementação de planos de prevenção, a identificação de riscos e os procedimentos de atendimento.

Na Santa Casa, a capacitação foi realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2020, sob a orientação da engenheira de Segurança do Trabalho, Cristiane de Oliveira Nunes Martins.

Também no AME Assis, o treinamento foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cristiane de Oliveira Nunes Martinsen, entre os dias 11 e 14 de janeiro. Ela comenta que a missão dos membros da CIPA é “manter os bons índices de prevenção de acidentes em todos os ambientes em que atuam AME”.

Para a abordagem dos temas em questão, a engenheira Cristiane teve a colaboração do técnico em Segurança do Trabalho, Júlio Leite Valentim da Silva, e da enfermeira Josiane da Silva Onça.

Em Ourinhos, nos dias 11, 12 e 15 de janeiro, os cipeiros do AME foram treinados pelo técnico em Segurança do Trabalho, João Marcelo Martins Vieira. Ele esclarece que a comissão interna de prevenção de acidentes é treinada conforme estabelece a Norma Regulamentadora 05 CIPA, em seu item 5.32. “A empresa deve promover o treinamento para os membros da CIPA, tanto para os titulares como para os suplentes”, explica.

O técnico do Trabalho Marcelo teve o apoio da enfermeira Maria Rosalina de Souza Izidoro que fez uma palestra sobre primeiros socorros aos participantes.

Durante o treinamento, os novos cipeiros fizeram um estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; aprenderam sobre metodologia de investigação, análise de acidentes e doenças do trabalho; tiveram noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; sobre princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; sobre combate a incêndio e primeiros socorros; e sobre a organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

De acordo com a NR 05 CIPA, a comissão é composta por representantes dos colaboradores empossados por meio de eleição e por representantes do empregador indicados pela empresa.

FOTO 01 CIPA STA CASA

Na Santa Casa, a capacitação foi coordenada pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cristiane de Oliveira Nunes Martins (Foto: Comunicação Santa Casa de Assis)

FOTO 02 CIPA ASSIS 2

No AME Assis, o treinamento dos integrantes da CIPA também foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Cristiane de Oliveira Nunes Martins (Foto: Comunicação Santa Casa de Assis)

FOTO 03 OURINHOS CIPA

Em Ourinhos, os cipeiros do AME foram treinados pelo técnico em Segurança do Trabalho, João Marcelo Martins Vieira, em pé à esquerda (Foto: Comunicação Santa Casa de Assis)